No contexto das agroindústrias, o controle de estoque vai muito além do armazenamento de ração, definindo a fronteira entre perdas e ganhos financeiros.
O gerenciamento de insumos torna-se importante em um mercado cada vez mais complexo, em que a margem de lucro da agroindústria depende de fatores internos e externos.
Sem poder controlar as flutuações de câmbio e mercado, a agroindústria precisa manter o estoque devidamente controlado para a sua sobrevivência, considerando que a nutrição dos animais corresponde a 80% dos custos operacionais.
Leia o conteúdo até o final e conheça os benefícios do ROBOAGRO quanto ao controle de estoque de ração, realizado com auxílio da ciência de dados (BI).
Controle de estoque de ração: melhor planejamento, maior os lucros
Um planejamento que considera todas as variáveis presentes na nutrição animal permite que os ganhos sejam aumentados na suinocultura.
Com o controle de estoque, a agroindústria pode antecipar as necessidades de alimentação de cada uma de suas unidades de produção, sempre considerando fatores sazonais, variações na demanda e flutuações nos preços dos insumos.
Assim, a agroindústria mantém níveis adequados de estoque, evitando tanto a escassez, quanto o excesso.
Como a agroindústria sai ganhando com o controle de estoque?
A quantidade de ração fornecida aos animais é uma determinação crucial feita pela própria agroindústria. Então, estimar quantidades com precisão para as diferentes fases da suinocultura evita desequilíbrios ao longo da cadeia de produção.
Existem outras vantagens associadas ao controle de estoque estratégico. Conheça quais são elas abaixo.
Redução de custos de produção
Reduzir custos de produção está também em evitar excessos e desperdícios. Ao acompanhar cada matriz de produção em tempo real, é possível garantir um uso mais eficiente dos recursos disponíveis.
O ROBOAGRO dispõe de dispositivos de balança que medem as porções, evitando desperdícios e controlando o estoque em tempo real. Com esse controle, a agroindústria consegue prever as futuras entregas de ração ao produtor.
A curva de arraçoamento disponibilizada pela agroindústria pode ser acompanhada em um relatório que compara o executado com o solicitado.
Garantia de suprimentos
O controle de estoque também funciona como garantia de suprimentos. É uma forma para a agroindústria saber que sempre haverá ração disponível em suas unidades produtivas, evitando interrupções no trato dos suínos.
É preciso lembrar também que a interrupção no trato pode comprometer a qualidade do lote, trazendo prejuízos inesperados. Com o controle de estoque, esse obstáculo é facilmente superado.
Organização do fluxo de trabalho e produtividade nas granjas
A continuidade do fluxo de trabalho também tem um impacto positivo. Assim, a agroindústria supera um problema recorrente: a redução do tempo ocioso na produção, otimizando a produtividade em cada unidade e beneficiando a agroindústria.
Bem-estar e saúde dos animais
Monitorar a qualidade e validade dos estoques elimina o uso de alimentos fora do prazo, o que teria efeitos adversos na qualidade dos lotes, sem mencionar as contaminações dos animais.
Atendimento à regulamentação e compliance
O mercado está cada vez mais exigente, colocando o armazenamento de ração como pauta do compliance regulatório. Sendo assim, manter o controle de estoque ajuda a agroindústria a cumprir as regulamentações.
Rastreabilidade da ração: otimizando as margens de lucro
Com a plataforma ROBOAGRO, é possível manter um controle sobre a origem e o histórico de cada lote de ração enviado à unidade de produção.
Dessa forma, registros confiáveis dos recebimentos de ração permitem o acompanhamento do fluxo de entrada e saída de estoque. Isso viabiliza a transparência e que o trato aconteça conforme o planejamento técnico da agroindústria.
Além disso, em caso de problemas de saúde ou de desempenho, a rastreabilidade da ração identifica a origem de lotes específicos. Assim, a agroindústria pode tomar medidas corretivas rapidamente.
Consultando a origem da ração com a plataforma ROBOAGRO
A rastreabilidade da ração, facilitada pelo ROBOAGRO, permite uma gestão eficiente do estoque.
Na tela de “Entrada de Ração” da plataforma, a agroindústria pode consultar um relatório detalhado dos recebimentos e saídas, possibilitando o acompanhamento preciso do consumo de cada tipo de ração e suplementos em todas as fases.
Essa visibilidade garante uma otimização das margens de lucro, ao identificar padrões de consumo e evitar o mau uso da matéria-prima.
Investir no ROBOAGRO é implementar uma gestão de estoque com base na ciência de dados (BI), que impulsiona a produtividade e maximiza ganhos financeiros na agroindústria.
Publicado em 12/08/2024