O bem-estar animal dos suínos é influenciado, basicamente, por fatores físicos, mentais e da vida natural dos animais.
Nos modelos de granjas ideais, os suínos ficam alojados em baias adequadas para alimentação, descanso e movimentação. Além disso, são monitorados e avaliados com frequência e por profissionais capacitados.
Quando tudo isso é realizado de forma integrada e com precisão, torna-se mais fácil garantir bons resultados na sua produção.
É aí que entra o ROBOAGRO, o primeiro robô alimentador automático de suínos: uma tecnologia que revolucionou a suinocultura trazendo benefícios para as integradoras e com resultados que potencializam o bem-estar animal.
A ação do robô melhora a produtividade da granja, já que atua em conjunto com outras estratégias como, economia de ração, melhora na conversão alimentar, possibilita ação rápida e assertiva nas decisões do manejo de suínos.
Leia mais: Melhores cooperativas e agroindústrias já usam ROBOAGRO
Uma forma de manter-se competitivo no mercado por meio de um modelo de produção integrado e com o correto acompanhamento do programa de arraçoamento e manejo.
Entenda como o ROBOAGRO auxilia no bem-estar animal
Entre os fatores que mais impactam no bem-estar animal, a alimentação saudável e suficiente em cada fase produtiva está no topo.
Não se trata apenas da quantidade de ração fornecida, mas da entrega de um alimento com a proporção adequada de nutrientes e que respeite a fase em que o animal se encontra.
A tecnologia utilizada no ROBOAGRO é inédita e busca garantir uma gestão da produção em tempo real, com flexibilidade e precisão no trato dos suínos.
Conheça os benefício ao bem-estar animal com uso do ROBOAGRO:
1 - Por meio de uma tecnologia de ponta, é possível oferecer mais nutrição aos suínos, com menos desperdícios. O robô consegue entregar a ração certa, na quantidade exata e no horário ideal.
Ou seja, ele controla quantas gramas ou quilos de ração cada suíno deve receber e o intervalo de tempo ideal entre as refeições.
2 - Com o uso de música clássica durante a distribuição da ração nas baias, o suinocultor consegue garantir o enriquecimento sensorial do ambiente e reduzir o estresse dos animais.
3 - Ao entregar os nutrientes ideais para cada fase, o robô auxilia diretamente no bem-estar animal dentro da granja, saciando as necessidades alimentares de cada suíno.
Além disso, torna-se mais fácil realizar a manutenção da taxa de engorda dos suínos.
4 - O sistema utilizado no robô, realiza o controle e a rastreabilidade em tempo real do consumo de ração em cada trato, baia por baia, o que facilita a rápida correção de eventuais gargalos na produção.
5 - O robô concentra dados importantes, o que possibilita avaliar índices produtivos, reduzir desperdícios e diminuir a quantidade de excrementos da produção.
Com a ação do robô também é possível melhorar aspectos zootécnicos da granja através da avaliação dos dados armazenados nele.
6 - O ROBOAGRO auxilia no controle da mortalidade, oferecendo informações que proporcionam a tomada de ações rápidas para minimizar a situação de doença nos animais ou morte.
Aposte no ROBOAGRO
Adotar práticas e técnicas focadas na saúde dos suínos é essencial em um mercado em constante crescimento como o da suinocultura.
Leia também: Confira como o ROBOAGRO melhora cada fase na produção de suínos
Ao apostar no ROBOAGRO, você minimiza o uso de medicamentos e aditivos e, consequentemente, respeita os mais rígidos controles de sanidade e bem-estar animal.
Além dos ganhos em produtividade, a robotização gera um impacto social altamente positivo nas granjas onde está implantada.
O robô não somente aumenta os os ganhos da sua produção, como também entrega ao consumidor final uma carne de melhor qualidade.
Clique aqui e conheça mais sobre o ROBOAGRO.
Publicado em 12/05/2023