A redução de custos na suinocultura ainda é o principal desafio dos produtores. Entre os fatores que mais influenciam na receita da fazenda, o manejo inadequado da alimentação tem forte impacto na queda dos índices de produtividade e na má qualidade do produto final.
Mais do que conseguir equilibrar o alto preço dos insumos e o valor da venda da carne suína, os produtores precisam buscar estratégias para melhorar a forma que os animais estão consumindo a ração.
Como falamos no nosso artigo sobre a importância da alimentação correta na Suinocultura 4.0, a nutrição é um dos fatores fundamentais e que representa cerca de 70% dos custos totais do produtor.
Será que o sistema de alimentação atual da sua granja ainda garante bons resultados para o seu negócio?
Para otimizar a sua produção, saiba quais erros devem ser minimizados ao máximo no trato alimentar dos seus suínos.
Confira as situações que podem ser evitadas para a redução de custos
Você sabe que desperdícios de qualquer tipo implicam no desempenho da sua produção? Quando se trata da alimentação, então, é preciso redobrar a atenção no manejo e armazenamento da ração, além do tratamento dos resíduos gerados.
1 - Escolha errada de alimentadores
Por naturalmente se alimentarem de forma desordenada os suínos desperdiçam grande quantidade de ração quando o trato é feito de forma manual e à vontade.
Isso porque no trato manual as chances de ser colocada a quantidade de ração em excesso no cocho é maior, fazendo com que que os animais derrubem o alimento pela baia.
A melhor maneira de evitar o desperdício de ração é entregar porções na medida exata e na hora certa para cada uma das baias e animais.
Estima-se, inclusive, que mais de 3% do alimento seja perdido no próprio comedouro.
É por isso que apostar no robô alimentador automático garante que seus animais recebam a ração na porção recomendada e nos horários corretos.
Com o ROBOAGRO, você tem um melhor alinhamento dos animais na baia na hora de comer e consegue entregar a ração na quantidade certa, na hora exata e sem desperdícios, além de garantir a melhor conversão alimentar e GPD do mercado.
2- Excrementos em excesso
Ao receberem a quantidade inadequada de ração, sendo ela em excesso, os animais tendem a eliminar mais resíduos. Todos esses dejetos, acabam por aumentar a quantidade de amônia dentro da granja, que é altamente tóxica e pode trazer problemas sanitários aos animais.
No entanto, mais do que impactar na quantidade de substâncias eliminadas, o excesso de resíduos também é um alerta para outro fator importante na gestão financeira da granja: o ganho de peso diário dos suínos.
O objetivo de qualquer plano alimentar é fornecer nutrientes adequados para o crescimento: dietas pouco ou muito fortificadas podem representar mais gastos ao negócio.
Ao oferecer a nutrição correta por meio do ROBOAGRO, você melhora a eficiência da conversão da ração em proteína animal e mantém normalizada as taxas de excrementos da granja.
3 – Armazenamento e manejo da ração
Durante o processo de mistura dos ingredientes e o posterior armazenamento da ração, quantidades significativas acabam sendo desperdiçadas. Qualquer descuido com o manejo do alimento pode apresentar perdas a sua granja.
Aqui, é importante utilizar estratégias adequadas desde o desenvolvimento da dieta, passando pelo local onde a ração será armazenada até o transporte dela aos comedouros.
Com isso funcionando em conjunto e de maneira eficiente, você consegue ter maior controle do seu estoque de alimentos, bem como do consumo dos animais.
Essa logística de acompanhamento também é feita pelo ROBOAGRO, que utiliza um sistema inteligente para monitorar a quantidade armazenada e consumida, realizando a rastreabilidade da ração.
Os principais avanços que vêm impactando a suinocultura
Para buscar maior desempenho na produtividade e, consequentemente, o crescimento sustentável da granja, a utilização de equipamentos tecnológicos vem conquistando adeptos em todo o mundo.
Entenda melhor qual é o papel dessas tecnologias para que a suinocultura brasileira seja mais eficiente e lucrativa.
➡ Controle da temperatura das baias, favorecendo o conforto animal;
➡ Adaptação de estratégias que estimulem o apetite e promovam ganho de peso;
➡ Melhorias estruturais com barreiras físicas para evitar pisoteios e o estresse do animal;
➡ Sensores para avaliação de sons dentro da granja para promover intervenções preventivas em cada baia, evitando a irritação dos animais e possíveis lesões;
➡ Inteligência artificial que promova uma tomada de decisão mais assertiva.
Embora inúmeros fatores sejam responsáveis por afetar os custos da produção, implementar estratégias que garantam a qualidade da alimentação, com certeza irá garantir uma nutrição mais adequada aos suínos, ajudando os produtores a economizarem recursos financeiros a longo prazo.
Quer reduzir os seus custos? CLIQUE AQUI para saber como o ROBOAGRO pode te ajudar na gestão da sua granja.
Publicado em 17/03/2023