Reduzir os custos de produção na suinocultura é uma preocupação constante para agroindústrias e produtores.
Diante da necessidade de manter a competitividade no mercado, estratégias para otimizar os custos de produção tornam-se essenciais.
A boa notícia é que existem abordagens que as agroindústrias podem incentivar e os produtores de suínos adotar para minimizar os custos e aumentar a eficiência.
Queremos apresentá-las neste conteúdo, focando na importância da tecnologia a partir da robotização, a fim de minimizar custos operacionais.
Quais são os principais custos na suinocultura?
Os custos de produção na suinocultura podem variar dependendo de vários fatores, incluindo localização geográfica, tamanho da operação e práticas de manejo.
Vamos entender quais são os principais custos operacionais na suinocultura:
• A alimentação representa 80% dos custos de produção na suinocultura. Os suínos consomem grandes quantidades de ração, especialmente nas fases de gestação e maternidade.
• Existem custos associados à construção e manutenção de instalações, como baias, cochos e sistemas de ventilação.
• Os salários dos trabalhadores envolvidos no cuidado diário dos suínos também se enquadram como custo de produção.
Não podemos esquecer de despesas relacionadas com vacinas, medicamentos, tratamentos preventivos e cuidados veterinários.
• O tratamento dos resíduos sólidos produzidos pelos suínos também pode representar uma despesa significativa.
• Os custos de energia associados à iluminação, aquecimento, ventilação e operação de equipamentos também são consideráveis.
Esses são apenas alguns exemplos dos custos de produção na suinocultura. A tecnologia é uma grande aliada na redução destas despesas. Você vai entender melhor como isso acontece nos tópicos seguintes.
Saiba mais
Granja de suínos moderna: como o ROBOAGRO mudou a vida dos suinocultores
O preço elevado dos grãos e o seu impacto na suinocultura
Recentemente, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos divulgou que veremos um crescimento aproximado de 4% na suinocultura este ano.
No entanto, a organização destacou o elevado custo de produção como obstáculo a ser superado para que tal meta seja alcançada.
Marcelo Lopes, presidente da Associação, explicou que “um dos principais obstáculos da atividade foi, mais uma vez, o elevado custo de produção. Isso fica claro ao analisar o preço do milho e do farelo de soja, insumos que representam uma parte significativa dos gastos”.
Ele continua: “quando os preços da ração estão em alta, a rentabilidade dos produtores é afetada”.
Então, evitar desperdícios de ração e gerenciar estoques são caminhos promissores para driblar os elevados custos operacionais conectados à nutrição dos suínos.
Mas como transformar a teoria em prática? Controlar a alimentação diária e robotizar a distribuição da ração são formas de fazer isso.
Entenda como a abordagem promove a eficiência na suinocultura abaixo.
Alimentação controlada e sua relação com o sucesso da produção
Ao implementar a alimentação controlada e individualizada na suinocultura, o produtor considera as necessidades nutricionais de cada animal.
Assim, os produtores podem otimizar a saúde, o crescimento e o desempenho do lote, resultando em uma produção mais eficiente e lucrativa.
O controle alimentar ainda pode ajudar produtores a prevenir doenças e promover uma melhor qualidade de vida para os suínos. Isso reduz custos operacionais relacionados com medicamentos e tratamentos veterinários.
Percebeu que a alimentação controlada não é apenas sobre evitar o desperdício da ração? Essa é uma vantagem bem importante, mas precisamos ressaltar que a cadeia produtiva melhora de uma maneira abrangente.
Dessa forma, o produtor vê lucro ao entregar o seu lote, isto é, mais rentabilidade e menos despesas para manter sua operação ativa.
Continue lendo
Como ter o seu robô alimentador de suínos? Veja o passo a passo
Como o ROBOAGRO pode reduzir custos na suinocultura?
O ROBOAGRO desempenha um papel crucial na redução de outros custos na suinocultura, indo além do desperdício de ração.
A nossa solução promove uma abordagem que melhora toda a cadeia produtiva da suinocultura. Vejamos como:
• Ao robotizar tarefas, como o fornecimento de ração e a administração de medicamentos, com o implemento do ROBOMED, o ROBOAGRO reduz a necessidade de mão de obra. Isso resulta em menos despesas, taxas e impostos com a força produtiva manual.
• Com um sistema de pesagem e entrega automática, o ROBOAGRO garante um controle apurado do estoque de ração. Assim, o produtor executa uma gestão mais eficiente dos recursos.
• O ROBOAGRO é capaz de fornecer uma dieta balanceada para cada animal, incluindo suínos que precisam de diferentes tipos de ração.
• A alimentação controlada significa que nutrientes mais caros podem ser entregues apenas aos animais que necessitam, e não para todo o lote.
• O robô distribui medicamentos apenas às baias que realmente necessitam, assim como acontece com os suínos que precisam de uma alimentação especial.
• Com o controle na alimentação, os suínos produzem menos resíduos sólidos. Assim, o produtor pode promover a ambiência e a sanitização dos cochos sem gerar despesas adicionais.
• Nosso sistema ainda evita a contaminação cruzada entre os animais. Isso economiza recursos com tratamentos veterinários e perdas evitáveis.
Essas economias de custos ajudam a melhorar a rentabilidade das operações.
Solicite um orçamento com a ROBOAGRO e comece a reduzir custos operacionais hoje mesmo.
Publicado em 12/03/2024